quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Você é livre?
Nos dias que se seguem veremos muita gente ignorando princípios, desprezando valores morais e, até mesmo, amizades sinceras e a própria família para CURTIR quatro dias de prazer; dar liberdade aos seus desejos mais descabidos... Tudo isso por acharem que, desta forma, preencherão o enorme vazio de suas almas. Que ilusão! É só acompanharmos as reportagens, as conversas de amigos no trabalho, faculdade...,  após os dias de carnaval, para percebermos que isto é uma realidade: encontraremos pessoas feridas (no corpo e mais ainda na alma), pessoas insatisfeitas, envergonhadas, adoecidas, desempregadas, desesperadas, endividadas, abandonadas, desiludidas...
 E aí, o que fazer? Ah, sim, repete a dose no domingo das campeãs, nas micaretas do fim do mês. É mais fácil esconder a cabeça na areia, do que encarar a verdade e olhar o desperdício de tanta vida; principalmente, encarar a si mesmo, olhar para dentro de si.
Mas como fazer isso quando se está preso no cárcere de suas próprias emoções?
(parafraseando Augusto Cury).
Livre?
Livre é quem tem a própria alma quieta, navega sem medo no mar da vida, mesmo quando está revolto. Livre é quem não depende de coisas para tentar dar satisfação à alma. Livre é quem pode festejar com amigos, família, que pode ir e vir, sem desconhecer os verdadeiros valores que duram para sempre. Livre é quem sabe apreciar o mar, olhar a onda e, se não puder nadar sobre ela, mergulha e atravessa pra chegar onde ela mesmo começa, ou simplesmente CURTE a beleza das águas alcançando seus pés na areia.  Livre é quem consegue ouvir um pequeno pássaro e ver nele a grandeza do Criador; que consegue ver no olhar de uma criança a certeza de que Deus ainda continua acreditando na humanidade, apesar de a própria humanidade estar desacreditada de si. Livre é quem a cada manhã descobre agradecido que a Graça Divina vai renová-lo mais uma vez para que, assim possa, ele mesmo, renovar o seu dia. Livre é quem descobre que a fé é um escudo de defesa e também uma arma para livrá-lo do ataque virótico e letal do egoísmo e da indiferença. Livre é quem descobre que o amor não vem de fora para dentro, não depende do outro primeiro, mas da sua própria capacidade de amar.
Acima de tudo, livre é quem um dia descobriu que na história existiu um homem, que sempre existiu e continuará existindo na eternidade, que se fez prisioneiro para que pudéssemos ser livres de fato; que morreu para que pudéssemos viver. Livre é quem atendeu o convite de Cristo e COMPARTILHOU com Ele Seu imenso amor, que continua COMPARTILHANDO com amigos e com amigos de amigos, formando assim uma enorme REDE de renovação de vida. Livre é quem se importa com o próximo, mesmo se o próximo não for tão próximo assim, mas nada impede que desça de seu conforto e estenda a mão para ajudar alguém que foi lançado no caminho por malfeitores, ou, quem sabe, por uma enchente, um terremoto, um tsuname, um desabamento..., ou até mesmo por um desemprego ou por um implacável câncer.
Você é livre?
Se vc está entre aqueles que precisam da ajuda das drogas ou mesmo que só do álcool para brincar, pular, sorrir... e, depois, chorar; se está entre os que vão se matando e matando os que estão junto a vc cada dia um pouco, porque o cigarro reina sobre sua vontade; se precisa deixar a família, o namorado (a), para se perder na folia dia-e-noite na tentativa de não ver o tempo passar, já que o tempo grita pra você a toda hora que seu corpo é mortal e essa vida terrena é passageira. Então, você não é livre.
Mas, não desista, há uma saída pra você!
Jesus Cristo disse: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei..."(Mt 11:28) e também afirmou: "Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim." E "Conhecereis a Verdade e Verdade vos libertará; Se pois o Filho (Jesus=Filho de Deus) vos libertar, verdadeiramente sereis livres."(João 14:6; 8:32 e 36).
Saia da prisão dos desejos e venha para a liberdade do espírito regenerado pelo Dono da vida, o Logos, tão buscado pelos sábios e filósofos do passado e presente; Aquele que é a Razão de ser de todas as coisas ("... e sem Ele, nada do que foi feito se fez." João 1:1-5), que, com  autoridade disse: "... sem mim, nada podeis fazer." (João 15:5).
Saia da prisão do ter e experimente a liberdade de ser, de ser assim como Cristo é, filho amado do Pai Celestial.
“O que vale não é o quanto se vive..., mas como se vive!” (Martin Luther King)
Por Elenice Oliveira; uma atalaia da última hora

Amar ...

" Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas.


Lembre-se da sabedoria da água :

A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna.

Quando alguém o ofender ou frustrar, vc é a água e a pessoa q o feriu é o obstáculo!

Contorne-o sem discutir.

... Aprenda a amar sem esperar muito dos outros " .

(Augusto Cury)

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá... Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” ( I Coríntios 13:4-8,13)