terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Vença seus medos

Sentir medo em algum momento da vida não é ruim, pelo contrário pode até ser muito útil. Por exemplo, uma criança pequena não tem noção do perigo que existe em uma brincadeira arriscada como acender fósforos, mexer com um cão desconhecido...; assim, ela constantemente coloca-se a si mesmo e a outras pessoas em risco. Por isso, uma criança precisa sempre de um adulto responsável por perto; e por que? Porque ele tem noção do perigo. Logo, quando o medo é associado ao comportamento cauteloso para evitar danos a si mesmo e à terceiros, o medo é simplesmente um mecanismo útil de autopreservação.
O medo torna-se um problema quando deixa de ser um instrumento de preservação para transformar-se exatamente no contrário: instrumento de autodestruição. Nesse ponto, o medo deixa de ser aliado e passa a ser um inimigo que deve ser combatido.
Mas, como vencer o medo quando ele está nos vencendo primeiro?
Alguns passos precisam ser dados:
1 - Reconhecer o tipo de medo, isto é, saber se trata-se de um medo real a respeito de algo que coloca em risco sua segurança; ou o medo é ilógico, absurdo e sem sentido.
2 - Encará-lo de frente.
3 - Buscar ajuda adequada (um amigo, um conselheiro, um profissional como um psicólogo).
* Se você precisa de ajuda nesta área, escreva-nos (oliveira.elenice@gmail.com) ou publique sua pergunta neste blogg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.