SEJAMOS GRATOS!
Já que o brasileiro gosta tanto de copiar costumes americanos, vai aqui uma sugestão, carregada de boas influências, e que exalta ao nosso Deus:
"O Dia de Ação de Graças! "
O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês
como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado sobretudo nos Estados Unidos, no Canadá e nas ilhas do Caribe; observado como um dia de gratidão a Deus com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.
Dia de Ação de Graças
Nome oficial
Thanksgiving Day
Portanto, aproveitemos essa festividade americana, e façamos também orações e entoemod louvores em gratidão a Deus por Seus livramentos, Sua misericórdia e bondade para conosco!
Diretores, coordenadores e professores de Escolas particulares e pública, que tal inserir na agenda das festas escolares *a 4a. Quinta Feira de Novembro*, para esse intercâmbio cultural positivo e festejar *o Dia de Ação de Graças*!
Líderes de Ministérios infantis, de Jovens, de Mulheres, de Família; Pastores, poderiam também aproveitar essa boa ideia celebrar Ação de Graças, como um Dia especial de gratidão a Deus!
Fica a dica!
Entenda *O DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS*
O feriado nos Estados Unidos:
Primeiramente, o Dia de Ação de Graças era comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, apenas na região da Nova Inglaterra, sob a forma de festivais cristãos em agradecimento às boas colheitas realizadas no ano.
Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono (do hemisfério norte), após a colheita ter sido recolhida. E atualmente é comemorado na última quinta-feira de novembro.(que, na maioria das vezes, é mesmo a 4a quinta feira desse mês)
O primeiro Dia de Ação de Graças foi celebrado em Plymouth , Massachusetts , pelos colonos que fundaram a Vila em 1620. No ano seguinte, depois de más colheitas e inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da Vila, em homenagem ao progresso desta safra em anos anteriores, a Festa foi marcada no início do outono de 1621. Homens de Plymouth mataram patos e perus. Outros alimentos que faziam parte do cardápio foram peixes e milho. Cerca de noventa índios também participaram do festival. Todos comeram ao ar livre em grandes mesas.
No entanto, durante muitos anos, o Dia de Ação de Graças não era um feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos Estados, como Nova York, Massachusetts e Virgíni.
*Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.*
Mas em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu que este dia seria celebrado na terceira semana de novembro, a fim de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (na época, era considerado inapropriado por produtos publicitários à venda antes do dia de Ação de Graças). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 Estados adotaram a medida instituída por Roosevelt e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas quintas-feiras (a terceira e a quarta semana de novembro) como Dia de Ação de Graças. *O Congresso dos Estados Unidos; para resolver esse impasse, então instituiu que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro e que seria um feriado nacional.*
*Ficando assim estabelecido a 4a Quinta Feira de Novembro com o feriado nacional do Dia de Ação de Graças.*
Tanto nos Estados Unidos e no Canadá, o Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas usam seu tempo livre para estar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, orações e missas.
O Dia de Ação de Graças é comemorado com grandes desfiles e também nos Estados Unidos, com a realização dos jogos de futebol. O prato principal do Dia de Ação de Graças geralmente é o peru, o que dá ao Dia de Ação de Graças o apelido de "Dia do Peru" (Turkey Day). Além disso, os cookies também são muito tradicionais nessa data.
O feriado no Canadá:
Enquanto alguns pesquisadores afirmam que "não há nenhuma narrativa convincente sobre as origens do dia de Ação de Graças canadense", a primeira ação de graças canadense é muitas vezes lembrada em 1578 pelo explorador Martin Frobisher. Frobisher, que estava tentando encontrar a Passagem do Noroeste para o Oceano Pacífico , realizou a sua Festa de Ação de Graças não para a colheita, mas em agradecimento por sobreviver à longa viagem da Inglaterra através dos perigos de tempestades e icebergs. Em sua terceira e última viagem ao extremo norte, Frobisher realizou uma cerimônia formal em Frobisher Bay na Ilha de Baffin (atual Nunavut), para dar graças a Deus em um serviço ministrado pelo pregador Robert Wolfall; eles celebraram a Comunhão.
As origens do Dia de Ação de Graças canadense também às vezes é relacionada aos colonos franceses que vieram para _Nova França_ com o explorador Samuel de Champlain , no início do século XVII, que comemorou as suas colheitas de sucesso. Os colonos franceses na área tiveram tipicamente festas no final da época de colheita, e continuaram durante toda a temporada de inverno, até mesmo compartilhar comida com os povos indígenas da região.
Como os colonos chegaram no Canadá a partir da _Nova Inglaterra_, no final do outono, a celebração do Dia de Ação de Graças se tornou comum. Novos imigrantes no país, como os irlandeses, escoceses e alemães também acrescentaram suas próprias tradições para as celebrações da colheita.
A maioria dos aspectos dos EUA na festa de Ação de Graças (como o peru), foram incorporados quando na época do Império Unido Legalista, imigrantes começaram a fugir dos Estados Unidos durante a Revolução. Americana, e se estabeleceram no Canadá.
Ação de Graças é agora também um feriado estatutário na maioria das jurisdições do Canadá.
(Fonte: Wikipedia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.